Siga a folha

'GTA 6', da Rockstar, pode ter 1ª mulher protagonista após acusações de machismo

'Grand Theft Auto' tem passado apontado como preconceituoso e já teve falas transfóbicas retiradas do jogo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Conhecido por seus protagonistas machões, que tiram sarro de grupos marginalizados e que com frequência se veem em situações consideradas machistas, o jogo "GTA", ou "Grand Theft Auto", pode ter sua primeira protagonista feminina em breve.

De acordo com o portal da emissora americana Bloomberg, pela primeira vez os jogadores poderão controlar uma mulher, que será latina, na aguardada sexta versão do game. As missões serão divididas entre ela e um outro personagem, masculino, numa dinâmica inspirada nos assaltantes de banco Bonnie e Clyde.

Imagem do game "Grand Theft Auto 5" - Reprodução

O portal também revelou que há uma diretriz na empresa para que os desenvolvedores tomem cuidado com piadas preconceituosas enquanto desenvolvem os diálogos do jogo. Vale lembrar que a Rockstar Games, a produtora, retirou falas transfóbicas de "Grand Theft Auto 5" recentemente.

A decisão vem na esteira de uma série de denúncias na indústria de games dos Estados Unidos e do Canadá, em relação a ambientes de trabalho considerados tóxicos e a diferenças salarias injustificadas entre funcionários e funcionárias.

No caso da Rockstar, trabalhadores já disseram que a rotina incluia bebidas alcoólicas durante a jornada e idas a clubes de strip, apesar das demandas constantes por horas extras a fim de finalizar jogos a tempo do lançamento. Foram várias as denúncias de burnout e diferença salarial entre homens e mulheres saídas da empresa. A Rockstar tem passado por uma reestruturação desde então.

O último jogo da franquia mais importante da empresa, "GTA 5", é o segundo game com mais cópias vendidas na história.

Apesar de ter protagonistas diferentes a cada capítulo, a história sempre teve como objetivo parodiar a sociedade americana e tirar sarro de militantes da direita aos da esquerda, numa receita que inclui personagens femininas tratadas como objetos sexuais e a possibilidade de matar civis da forma que o jogador achar mais conveniente.

"Grand Theft Auto 6" ainda não tem previsão para ser lançado, ambora o último capítulo da franquia complete dez anos em 2023.

Mulheres em poses sensuais com frequência aparecem em imagens de divulgação da franquia "Grand Theft Auto" - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas