Siga a folha

Descrição de chapéu Televisão Filmes câncer

Jane Fonda diz que está com câncer e já faz quimioterapia para se curar da doença

Atriz de 'Grace and Frankie' e 'Barbarella' usou as redes sociais para compartilhar dignóstico com os fãs

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Jane Fonda usou as redes sociais nesta sexta-feira para anunciar que recebeu um diagnóstico de câncer. Segundo a atriz, ela tem uma forma "muito tratável" de linfoma não Hodgkin e está atualmente passando por quimioterapia.

"Meus queridos amigos, eu tenho algo pessoal para compartilhar", disse ela antes de anunciar o diagnóstico e, também, os dados de que 80% das pessoas sobrevivem a essa forma da doença. "Eu me sinto muito sortuda."

Jane Fonda - Instagram/Reprodução

"O câncer é um professor e eu estou prestando atenção nos ensinamentos que ele me traz. Uma coisa que ele já me mostrou é a importância da comunidade, de crescer e aprofundar nossas comunidades para que não estejamos sozinhos. E o câncer, junto com a minha idade, quase 85 anos, definitivamente ensina sobre a importância de se adaptar a novas realidades."

Ela afirmou que está lidando bem com o tratamento, que começou há seis meses, e que a doença não vai afetar seu ativismo político. Fonda é uma notória defensora do meio ambiente e foi detida pela polícia em vários protestos em que denunciou a gravidade da crise do clima.

"Nós precisamos falar não apenas sobre cura, mas também sobre causas, para que as possamos eliminar. Por exemplo, as pessoas precisam saber que combustíveis fósseis causam câncer. Assim como pesticidas."

Fonda também aproveitou a publicação para reconhecer seu lugar de privilégio, já que tem acesso a um plano de saúde, enquanto muitos americanos não o tem.

Nos Estados Unidos, não há sistema público de saúde, como o SUS brasileiro, e os tratamentos para doenças tão comuns quanto o câncer são significativamente caros.

"Quase toda família nos Estados Unidos precisa lidar com o câncer em algum momento e muitas delas não têm acesso ao tratamento de qualidade que eu estou recebendo, o que não é certo", escreveu a atriz da série "Grace and Frankie" e do filme "Barbarella".

Existem vários tipos de linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer no sangue que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de forma não ordenada pelo corpo. Fonda não especificou em qual deles seu diagnóstico se encaixa.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas