Siga a folha

Descrição de chapéu Obituário Sixto Rodriguez (1942 - 2023)

Morre Sixto Rodriguez, do documentário 'Procurando Sugar Man', aos 81 anos

Filho de imigrantes mexicanos, roqueiro teve início discreto e ganhou sucesso com a internet e com obra vencedora do Oscar

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Sixto Rodriguez, roqueiro famoso principalmente pela música "Sugar Man", morreu nesta quarta-feira, aos 81 anos. Sua morte foi comunicada por seu site oficial, que leva o nome da popular canção, e confirmada pela família do músico em suas redes sociais.

O músico Sixto Rodriguez - AFP

Nascido em 1942 em Detroit, nos Estados Unidos, Rodriguez era o sexto filho de imigrantes mexicanos, daí vem seu nome. Seus dois únicos álbuns, "Cold Fact", de 1970, e "Coming from Reality", de 1971, não fizeram grande sucesso nos Estados Unidos. As faixas de folk rock conquistaram fama na África do Sul, mas o cantor viria a largar a música para viver de bicos.

Nos anos 1990, sua obra foi redescoberta na internet, e ele passou a fazer shows e turnês. Há dez anos, o sueco Malik Bendjelloul ganhou o Oscar com o documentário "Procurando Sugar Man", que tornou Rodriguez verdadeiramente popular.

Sua canção mais famosa, "Sugar Man", fala sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores pobres nos Estados Unidos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas