Siga a folha

Descrição de chapéu chuva

Festival Burning Man tem mais de 70 mil ilhados por conta da lama e da chuva

Clima dos últimos dias resultou em solo 'muito escorregadio'; previsão é de granizo e rajadas de vento de 60 km/h

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O festival Burning Man, que acontece no deserto de Black Rock, no estado de Nevada, nos Estados Unidos, tem no momento mais de 70 mil pessoas retidas por conta das inundações e da lama que tomaram conta do local.

A informação é da rede CNN, que ouviu o sargento Nathan Carmichael, do Departamento de Polícia do Condado de Pershing a respeito das condições enfrentadas pelos participantes do famoso evento de contracultura que teve sua primeira edição em 1986.

Lama cobre o solo no local do festival Burning Man, em Nevada, Estados Unidos - PAUL REDER via REUTERS

As chuvas dos dois últimos dias resultaram em um solo "muito escorregadio e lamacento", que "parece grudar nas pessoas, nos pneus", e que torna muito difícil a locomoção a pé ou de carro. Com isso, muitos dos trailers dos participantes estão presos no local.

Ainda que algumas pessoas tenham conseguido sair caminhando do Burning Man, as equipes chefiadas por Carmichael e a própria organização do festival vêm pedindo que as pessoas fiquem no local "até que o solo fique duro e seguro o suficiente para viajar".

A CNN informa que, até o momento, não houve escassez de alimentos nem de água, e que o clima não é de pânico —a rede diz que os participantes se encontram "de bom humor".

Os radares locais indicam que deve vir mais chuva para o Burning Man neste domingo (2) à tarde. "Tempestades mais fortes serão capazes de chuvas muito intensas, granizo pequeno e rajadas de vento de vento de mais de 40 mph [aproximadamente 64 km/h]", diz o escritório do NWS de Reno, em Nevada.

A chuva não é o único obstáculo a ser enfrentado pelos frequentadores do Burning Man. As estradas que levam ao local do festival estão sendo bloqueadas por manifestantes que defendem a preservação do meio ambiente. Os bloqueios causaram um engarrafamento de mais de uma hora de duração.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas