Coronavírus faz festival Burning Man ser cancelado pela segunda vez

Evento, que desde 1986 acontece anualmente nos Estados Unidos, não ocorrerá, novamente, em razão da pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | AFP

O Burning Man, festival anual de contracultura celebrado no sudoeste dos Estados Unidos, foi cancelado pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da Covid-19, com planos para voltar em 2022.

O evento atrai milhares de pessoas para uma cidade temporária construída para a ocasião com enormes instalações artísticas e festas em pleno deserto de Black Rock, no estado americano de Nevada.

Um homem e uma mulher brancos lado a lado sorrindo. Ela usa um óculos de esquimó
Participantes do Festival Burning Man, em 29 de agosto de 2017 - Reuters

Os organizadores disseram que, embora os Estados Unidos comecem a ver "a luz no fim do túnel", a pandemia ainda persiste. "As incertezas que devem ser resolvidas são impossíveis de resolver no tempo que temos", acrescentaram.

Burning Man começou em 1986, com a queima de uma grande efígie de madeira como ato central. Depois, se tornou um evento anual de vários dias que geralmente acontece entre o final de agosto e início de setembro.

A Covid-19 perdeu força nos Estados Unidos, com uma queda na curva de casos e mortes, e os americanos vacinados agora podem fazer a maioria das atividades ao ar livre sem usar máscara.

"A humanidade está vivenciando um trauma coletivo que não tem precedentes nos últimos tempos, e embora para alguns voltar a Black Rock City possa parecer 'a resposta', temos pela frente um verdadeiro trabalho de reconstrução e cura antes de voltarmos com toda a força ao deserto", disseram os organizadores do Burning Man.

"Os impactos físicos, psíquicos e emocionais desta pandemia são reais, e a recuperação desta experiência acontecerá em velocidades diferentes."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.