Siga a folha

Descrição de chapéu Folha Informações

É sátira vídeo em que ator diz importar alimentos na Europa com dinheiro da Lei Rouanet

Post de Bemvindo Sequeira ironizando falas de pessoas contrárias ao mecanismo foi interpretado como verdadeiro

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Vídeo nas redes sociais em que o ator Bemvindo Sequeira afirma estar importando alimentos do Brasil para Portugal, onde vive, via Lei Rouanet, é uma sátira, diferentemente do que pessoas acreditaram. Na legenda, ele escreve: "Comunista pode comer moqueca mesmo morando na Europa? Claro que pode! Graças à Lei Rouanet, eu mando vir de avião a jato pra Europa moqueca de peixe com camarão, acarajé, dadinho de tapioca e pratos brasileiros maravilhosos que me fazem lembrar o meu país de origem".

No Instagram do ator, onde o vídeo foi originalmente publicado, os seguidores entenderam a ironia, mas, republicado por outros perfis no TikTok, o conteúdo foi interpretado como verdadeiro. "Ah, é? Seu canalha, você devia era ser pobre pra saber quanta necessidade o pobre passa pra bancar os luxos de vocês, seus vermes" e "Verdade, a [Lei] Rouanet mantém ladrão brasileiro no mundo todo, basta se aliar ao chefe da quadrilha o ladrão de nove dedos", foram alguns dos comentários escritos em um post que teve mais de 280,9 mil visualizações até 10 de abril.

Vivendo em Portugal há quase cinco anos, o ator Bemvindo Sequeira, 76 anos, se dedica a postar vídeos de humor nas redes sociais e oferece consultas de tarot, como verificado pelo Comprova. No vídeo em questão, o artista ironiza falas de pessoas contrárias à Lei 8.313/1991, conhecida como Lei Rouanet. O mecanismo de incentivo à cultura já foi alvo de peças de desinformação, entre elas, de que um produtor cultural teria ido a Portugal com dinheiro recebido via lei.

O ator Bemvindo Sequeira, que teve nome envolvindo em desinformação - Blad Meneghel/Record TV/Divulgação

Em entrevista ao Extra, Bemvindo afirma que vive no país com a aposentadoria e do dinheiro que tem guardado, além dos conteúdos humorísticos e das consultas de tarot. Segundo o Ministério da Cultura, o nome do ator não consta entre os beneficiados pelos incentivos da Lei Rouanet.

Sátira, para o Comprova, são memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.

Por que investigamos

O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984. Sugestões e dúvidas relacionadas a conteúdos duvidosos também podem ser enviadas para a Folha pelo WhatsApp 11 99486-0293.

Leia a verificação completa no site do Comprova.

A investigação desse conteúdo foi feita por Correio Braziliense e Tribuna do Norte e publicada em 8 de abril pelo Comprova, coalizão que reúne 42 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por Folha, UOL, Estadão, O Dia, BandNewsFM, Correio, Estado de Minas, Imirante, SBT e SBT News.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas