Pai de Doria criou Dia dos Namorados para aumentar vendas do comércio
Agência de publicidade dirigida por pai do tucano sugeriu data para troca de presentes em 1949
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O Dia dos Namorados passou a ser comemorado no Brasil em 1949 e foi criado pelo publicitário João Agripino Doria, pai do ex-prefeito de São Paulo João Doria Jr. (PSDB), com o objetivo de alavancar as vendas de junho.
Na época, Doria pai dirigia a Standard Propaganda. Contratada pela loja de departamentos Clipper, a agência tinha a missão de reverter a queda nas vendas que sempre ocorria no meio do ano.
A solução de Doria foi instituir uma data para troca de presentes. Pegando carona na religiosidade brasileira, o publicitário sugeriu que o Dia dos Namorados fosse comemorado no Brasil em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antonio, o conhecido santo casamenteiro.
"Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga", diziam os primeiros slogans. A data se consolidou e hoje representa importante fonte de receita para as empresas.
São Valentim
Na Europa e nos Estados Unidos, o Dia dos Namorados é tradicionalmente comemorado no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim.
A história mais difundida para a origem da data remonta ao século 3º. Na época, o imperador de Roma, Claudio 2º, havia proibido os casamentos por considerar os soldados solteiros mais eficientes. A ordem, porém, foi ignorada por um padre chamado Valentim, que celebrava casamentos às escondidas.
Condenado à morte, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro enquanto estava na prisão. Antes de morrer, despediu-se dela com um cartão assinado: "Do seu namorado". Segundo essa história, por milagre, a menina recuperou a visão. Seria essa a origem do envio de cartões de Dia dos Namorados.
No século 5º, o papa Gelásio declarou 14 de fevereiro Dia de São Valentim. A data é véspera de um festival romano chamado Lupercalia, que celebrava a fertilidade e marcava a proximidade da primavera.
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