Os próximos meses prometem uma série de lançamentos de carros pelas montadoras. A questão, no entanto, é se os consumidores conseguirão comprá-los.
A Volkswagen, Stellantis e Mercedes-Benz afirmaram que seus novos modelos ajudarão a acelerar as vendas após uma forte retração no primeiro trimestre.
Na Mercedes, os lucros caíram 34%, ficando bem abaixo das metas devido aos altos custos de atualização de modelos.
As três fabricantes podem enfrentar mais desafios devido à fraca demanda por elétricos na Europa, e os consumidores sentindo o impacto das taxas de juros persistentemente altas. Na China, uma crise imobiliária está assustando compradores de luxo, que geralmente estão mais protegidos contra recessões.
A Porsche relatou na semana passada seu resultado mais fraco desde a listagem em 2022, em parte devido à fraca demanda chinesa.
"As últimas vendas de carros estão abaixo das expectativas, e as esperanças de vendas exponenciais de veículos elétricos foram frustradas", disse John Plassard, diretor da Mirabaud & Cie. "As montadoras parecem estar sob muita pressão — no entanto, parece que estamos nos aproximando do ponto baixo do ciclo."
As ações da Mercedes chegaram a cair 4,8% em Frankfurt nesta terça, a maior queda intradiária desde outubro. Volkswagen e Stellantis também caíram, tornando o índice automotivo SXAP o pior desempenho do dia.
A desaceleração nas vendas de veículos elétricos, especialmente na Europa, é outro ponto de dor, embora a diretora financeira da Stellantis, Natalie Knight, tenha dito que trimestres "irregulares" devem dar lugar ao crescimento impulsionado por novos veículos como o Citroen e-C3. No total, a fabricante de carros Jeep e Fiat está introduzindo 25 novos modelos este ano.
As marcas da Volkswagen estão programadas para lançar mais de 30 modelos este ano para defender as vendas em mercados como a China, onde rivais locais dominam nos veículos elétricos. Problemas com peças recentemente afetaram as entregas de Audis e Porsches nos EUA.
A lucratividade do grupo Audi, da Volkswagen, um importante impulsionador de lucros que também inclui as marcas de luxo Bentley e Lamborghini, estão sob pressão devido à queda nas vendas unitárias.
A divisão está apostando em novos modelos como o Q6 e-tron, um SUV elétrico com tecnologia de carregamento rápido, para restaurar o interesse de compra.
"Um mês de março forte, encomendas sólidas e a melhoria na entrada de pedidos nos últimos meses são encorajadores e devem ter um impacto positivo no segundo trimestre", disse o CFO da VW, Arno Antlitz.
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