Montadoras se preparam para sobretaxas de até 25% sobre importados nos EUA
Tarifas geram apreensão por possíveis aumentos de preçoTs e ameaças a empregos que trariam
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Um relatório confidencial do Departamento de Comércio, que deve ser enviado a Donald Trump no domingo, deve abrir caminho para que o presidente dos Estados Unidos ameace com tarifas alfandegárias sobre autopeças importadas ao designar as importações como uma ameaça à segurança nacional, afirmaram autoridades da indústria automobilística na sexta-feira.
As recomendações do relatório podem aproximar a indústria automobilística global de seu pior pesadelo - tarifas de até 25% sobre milhões de carros e peças importados que muitos temem custariam milhares de dólares ao valor de veículos e talvez causar centenas de milhares de empregos nos EUA.
O conteúdo do relatório deverá permanecer não público enquanto Trump considera as recomendações, deixando a indústria e os principais exportadores de automóveis do Japão, da União Europeia e da Coréia do Sul no escuro sobre suas conseqüências.
Autoridades da indústria automobilística disseram esperar que o relatório recomende ao menos algumas tarifas para que o governo possa usar as conclusões da investigação como alavanca de negociação durante tratativas neste ano com o Japão e a UE.
O relatório vem após investigação iniciada pelo Departamento de Comércio em maio de 2018 a pedido de Trump. O objetivo é determinar os efeitos das importações na segurança nacional.
A versão final será enviada à Casa Branca no domingo para cumprir prazo estatutário, disse membro do governo à Reuters.
As montadoras e fornecedores de peças estão antecipando que suas opções de recomendação incluirão tarifas de até 25% em carros e peças, ou tarifas mais restritas direcionadas a componentes e tecnologias ligados a carros novos, veículos autônomos, conectados à Internet e compartilhados.
Um funcionário da indústria automotiva disse, sob anonimato, que ninguém com quem conversou na indústria acha que o relatório não recomendará tarifas", tendo em vista as prioridades comerciais definidas pelo governo Trump.
Um relatório do respeitado Centro para Pesquisa Automotiva em, publicado na sexta-feira, mostrou que no pior cenário, uma tarifa de 25% custaria 367 mil empregos nos EUA nas indústrias automobilísticas e afins.
Os preços dos veículos leves nos Estados Unidos aumentariam em US$ 2.750 , em média, incluindo veículos construídos nos EUA - reduzindo as vendas anuais dos EUA em 1,3 milhão de unidades e forçando muitos consumidores ao mercado de carros usados, disse o relatório.
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