Siga a folha

Walmart fecha vendas pela internet no Brasil

Em 2017, companhia já havia passado a operar apenas como canal de vendas para outros varejistas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Walmart anunciou a interrupção do seu serviço de vendas online no Brasil. A companhia deixa de operar nesta sexta-feira (10) seu ecommerce, que desde 2017 funcionava como marketplace (canal de venda de mercadorias de outros varejistas).

Em nota divulgada à imprensa, a companhia afirmou que "será descontinuada a operação de marketplace, que hoje representa uma parcela mínima das vendas totais da companhia". Além disso, a marca manterá "seu foco no atacado, clube de compras e no varejo físico, segmentos em que o Walmart Brasil enxerga enorme potencial de crescimento".

Walmart encerra ecommerce no Brasil - Edgard Garrido/Reuters

A decisão anunciada nesta sexta ocorre a partir de uma reformulação nas suas estratégias digitais que, segundo a empresa, pretende explorar a proposta omnichannel (convergência e integração de canais, para que o consumidor não sinta a diferença entre o serviço online e offline), que ainda será anunciada ao mercado.​

Desde o surgimento em 2011, o site da marca funcionava como uma empresa independente das lojas físicas, inclusive os produtos vendidos na plataforma eram próprios do site. Em 2017, ao passar a operar apenas como marketplace, as empresas se uniram, ficando até no mesmo endereço.

Com o fim da operação online, foram demitidos 70 funcionários, do total de 90 responsáveis pela operação da plataforma. A companhia ainda não tem uma definição do que deve ocorrer com os outros 20.

Como a proposta da marca é integrar canais online e offline, é provável que no futuro a companhia tenha um novo canal de vendas online.

Após ser adquirida pela empresa de investimento Advent, o Walmart Brasil passou a investir nas lojas físicas no atacado e no varejo. Nesta semana, o grupo também divulgou alterações nas estruturas das lojas da marca Maxxi Atacado para aumentar sua participação no segmento atacarejo, que engloba atacado e varejo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas