Siga a folha

Descrição de chapéu Previdência

Comissão rejeita gatilho para aumentar idade mínima de aposentadoria

Destaque que autoriza ajuste da idade com aumento da expectativa de sobrevida da população foi derrubado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

A comissão especial que analisa a reforma da Previdência rejeitou nesta quinta-feira (4) a possibilidade de criação de um gatilho para aumentar a idade mínima de aposentadoria em caso de elevação da expectativa de sobrevida da população.

A proposta original, enviada pelo presidente Jair Bolsonaro, previa que, a cada quatro anos, a idade mínima de aposentadoria seria elevada em 75% sobre o aumento apurado na expectativa de sobrevida do brasileiro aos 65 anos.

Ou seja, para cada quatro meses de aumento na expectativa, três meses seriam adicionados à idade mínima proposta pelo governo, de 62 anos (mulher) e 65 anos (homem).

Entretanto, o relatório apresentado deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) eliminou o gatilho da reforma, deixando as idades mínimas fixas, podendo apenas ser alteradas com a aprovação de nova emenda à Constituição.

Na análise da comissão nesta quinta, o partido Novo propôs um destaque para autorizar que o gatilho seja definido por lei complementar, instrumento que exige menos votos no Congresso. A proposta foi derrotada no colegiado por 41 votos a 5.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas