[an error occurred while processing this directive]

Siga a folha

Descrição de chapéu

Portugal compra cinco cargueiros da Embraer

Ministro da Defesa do país confirmou as aquisições, que devem custar 827 milhões de euros

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

RFI

Portugal anunciou nesta quinta-feira (11) a compra de cinco aviões de transporte militar KC-390 da Embraer por  827 milhões de eurous, cerca de R$ 3,5 bilhões.

As aeronaves brasileiras vão substituir quatro Hercules C-130, fabricados pela americana Lockheed Martin, que compõem atualmente a frota militar portuguesa.

O contrato de aquisição, comunicado após reunião do Conselho de Ministros, inclui um simulador de vôo e manutenção dos aparelhos durante os primeiros 12 anos de vida, disse o ministro da Defesa português, João Cravinho.

Ele explicou que o KC-390 substituirá a frota C-130, que tem 40 anos de uso e pouca vida útil pela frente. As aeronaves brasileiras terão "dupla utilização, civil e militar, inclusive na luta contra incêndios", acrescentou o ministro.

Avião de transporte militar Embraer KC-390KC-390 - Pascal Rossignol-31.jul.2018/Reuters

"É um momento de grande satisfação. Podemos anunciar a resolução do Conselho de Ministros, que deu a autorização da despesa.[...] Trata-se de um culminar de um longo processo de diálogo com a Embraer, de parceria e trabalho conjunto no desenvolvimento da aeronave e, por outro lado, um trabalho de negociação para definição do preço e especificações técnicas", declarou Cravinho.

O Embraer KC-390 é capaz de realizar vários tipos de missões, incluindo transporte de tropas ou de carga, reabastecimento aéreo, busca e salvamento e combate a incêndios.

Portugal está entre os primeiros países, após o Brasil, a adquirir essas aeronaves fabricadas em parte em seu território. O primeiro KC-390 deve ser entregue à Força Aérea Portuguesa em fevereiro de 2023. Na sequência, o contrato prevê a entrega de um exemplar por ano até 2027. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas