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Volkswagen confirma 'mini-SUV' com lançamento em maio de 2020 no Brasil

Apelidado de "New Urban Coupé", veículo compacto será fabricado em Pamplona, na Espanha

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Wolfsburg (Alemanha)

Pela primeira vez em seus 60 anos de história no Brasil, a Volkswagen vai fabricar também na Europa um modelo desenvolvido no Brasil.

O modelo, um compacto que recebeu o apelido de "New Urban Coupé", entra no mercado numa faixa intermediária entre o Polo, carro do qual usa a base, e o T-Cross, cujos preços partem de R$ 80 mil.

O anúncio foi feito nesta quinta (29) pelo chefe de produção global da Volkswagen, Ralf Brandstatter, e pelo CEO da Volkswagen na América Latina, Pablo di Si, na sede internacional do grupo, em Wolfsburg (Alemanha).

Esboço do novo carro da Volkswagen - Divulgação

O novo modelo será fabricado na unidade de São Bernardo do Campo (SP) a partir do próximo ano. Segundo a montadora, a central multimídia (navegação, comunicação e entretenimento) desenvolvido por engenheiros brasileiros

Para reduzir custos e garantir a previsibilidade do investimento, a montadora negociou previamente um acordo coletivo com o sindicato dos metalúrgicos do ABC.

O governador de São Paulo, João Doria, viajou à Alemanha para participar do anúncio. No evento, a empresa prometeu "aceleração de investimentos" em São Paulo.

Até o final de 2020, segundo a Volks, serão destinados mais R$ 2,4 bilhões nas fábricas paulistas, parte de um total de R$ 7 bilhões já prometidos em 2016 para o quinquênio.

A maior parte irá para a unidade de São Bernardo, que vai receber mais prensas para produzir quatro vezes mais peças, segundo a empresa.

Não foram anunciadas novas vagas de emprego. Segundo a montadora, para reforçar o desenvolvimento de novos produtos foram contratados 100 pessoas. No total, incluindo as linhas de montagem, houve 500 novas vagas a partir de 2018.

Brandstatter disse que a Volks está se reestruturando para o futuro, que vai requerer automatização e eletrificação, com investimentos pesados.A estratégia deve focar em SUVs (utilitários compactos).

Segundo o chefe de operações da Volks, o grupo também deu mais autonomia à seção latino-americana.

"Apesar da recessão brasileira, a Volks  decidiu investir numa nova plataforma tecnológica na região, com o Polo e o T-Cross."

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