Siga a folha

Comissão da Câmara rejeita fim de limite de dados em planos de banda larga fixa

Proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Alberto Alerigi Jr.
São Paulo | Reuters

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quinta-feira (26) projeto que impede a limitação de tráfego de dados de serviços de banda larga fixa, mantendo resolução de 2013 da Agência Nacional de Telecomunicações.

A relatora do assunto na comissão, deputada Angela Amin (PP-SC), afirmou que a derrubada da norma pode autorizar as operadoras a anunciarem planos com velocidade apenas para referência, sem comprometimento, informou a Agência Câmara.

Proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário - Pedro Ladeira - 18.set.2019/Folhapress

“A aprovação resultaria em redução de direitos dos usuários de planos de serviços o acesso à internet em banda larga fixa, com potenciais prejuízos em termos de transparência e garantia de qualidade mínima dos serviços”, disse a deputada segundo a agência.

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

A resolução da Anatel de 2013 permite às operadoras reduzirem a velocidade de acesso dos clientes quando eles atingem o limite de dados contrato da franquia e cobrem adicionais pelo consumo excedente se mantidas as demais condições do serviço.

Outros quatro projetos sobre o assunto que tramitavam em conjunto também foram rejeitados pela comissão, afirmou agência.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas