Siga a folha

Dona da Riachuelo desiste de transformar financeira em banco

Grupo pedirá nova autorização ao Banco Central para oferta de contas digitais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O grupo Guararapes, que controla a Riachuelo, anunciou nesta terça-feira (14) que decidiu suspender o processo de transformação da Midway –financeira da companhia– em banco e que vai focar os esforços em conseguir a autorização do Banco Central para oferecer contas digitais.

O grupo, que já havia determinado a criação do Banco Midway em novembro de 2018, ainda aguardava a autorização da autoridade monetária para operar no sistema financeiro.

Em comunicado aos acionistas, a companhia disse que o motivo da decisão foi a aceleração da transformação de seu modelo de negócios em uma “grande plataforma digital centrada no cliente”, mas afirmou que mantém seu plano de transformar a Midway em uma plataforma digital de serviços financeiros.

Fábrica da Riachuelo em Natal (RN) - Igor Utsumi - 24.abr.2019/Folhapress

O setor varejista já vinha ampliando a atuação na área financeira e acelerou o processo diante do crescente uso de canais digitais na pandemia. Mais recentemente, tem redobrado a atenção para uma possível integração às novidades do mercado, como o open banking e o PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central a ser lançado em novembro deste ano.

No caso do grupo Guararapes, a possibilidade de oferecer contas digitais –somada aos investimentos tecnológicos que a companhia tem implementado em sua plataforma de cartões no último ano, por exemplo– pode ser um passo a mais na atuação da companhia no sistema financeiro.

“Em reunião do conselho de administração da companhia [...] decidiu-se por suspender o processo para transformar a Midway Financeira em banco múltiplo e solicitar ao Banco Central a autorização para oferecer contas digitais por meio de uma estrutura mais ágil, otimizada e focada no cliente”, afirmou a controladora da Riachuelo em nota.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas