Siga a folha

Hong Kong libera compra de carne de frango da Aurora, diz associação

Suspensão havia sido informada pela companhia no dia 17 de agosto

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo | Reuters

Autoridades sanitárias de Hong Kong liberaram embarques de carne de frango da Aurora, de unidade localizada em Xaxim (SC), cujas exportações haviam sido temporariamente suspensas para testes que ao final comprovaram a ausência de riscos de contaminação por Covid-19, disse a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) nesta sexta-feira (28).

"O Centro para a Segurança dos Alimentos e o Departamento para Higiene de Alimentos e Meio Ambiente de Hong Kong emitiram hoje a autorização para retomada nos embarques, após a apresentação de todos os esclarecimentos feitos pelo Ministério da Agricultura do Brasil, com o apoio da cooperativa e da ABPA", informou o comunicado da entidade.

O bloqueio de Hong Kong foi anunciado pela Aurora no dia 17 de agosto e ocorreu dias depois que uma cidade na China disse ter encontrado traços do novo coronavírus em carregamentos de alimentos congelados importados, incluindo asas de frango do país.

Funcionários do frigorífico Aurora, em Chapecó (SC) - Marlene Bergamo/Folhapress

O Brasil tem o segundo pior surto de Covid-19 do mundo, depois dos Estados Unidos, registrando mais de 3,7 milhões de casos e mais de 118 mil mortes desde o início da pandemia.

Apesar das declarações das autoridades da cidade chinesa de Shenzhen, sobre a presença do vírus no produto brasileiro, a OMS (Organização Mundial de Saúde) disse que não vê nenhuma evidência de que o coronavírus tenha se espalhando por alimentos ou embalagens.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas