Siga a folha

Ford afirma que negocia plano de demissão com funcionários 'dentro de um orçamento limitado'

Trabalhadores da planta de Taubaté (SP) recusaram proposta de indenização da montadora

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Ford encaminhou aos funcionários da fábrica de Taubaté (SP) nesta terça-feira (9) um comunicado no qual diz que continuará negociando um plano de demissão com o Sindicato dos Metalúrgicos e afirma ter sido notificada da decisão que proibiu dispensas em massa.

Na sexta (5), duas liminares determinaram a suspensão de demissões em Camaçari, na Bahia, e na fábrica de motores e transmissões no interior de São Paulo. O fechamento das plantas foi anunciado pela montadora norte-americana no dia 11 de janeiro.

No comunicado a que a Folha teve acesso, a empresa diz que “os entendimentos na busca de um acordo seguem avançando independentemente da liminar” e que acredita na construção bilateral de um programa de demissão "dentro de um orçamento limitado”.

Os trabalhadores rejeitaram na semana passada a proposta de indenização de 1,1 salário por ano de trabalho para os funcionários horistas, e de 0,7 salário para os mensalistas.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté tinha a expectativa de participar, na segunda (8) à tarde, de uma reunião por videoconferência com diretores globais da empresa, mas a conversa foi cancelada horas antes.

Os representantes sindicais que participariam da reunião foram informados de que as negociações do plano de demissão serão tocadas pelos diretores da empresa no Brasil -é também o que consta no comunicado encaminhado pela empresa aos funcionários.

A empresa informou que começará, nesta quarta (10), a convocar funcionários para o retorno escalonado ao trabalho. A necessidade de retomar a produção para garantir a disponibilidade de estoque de pós-venda já tinha sido prevista pela empresa quando do anúncio do fechamento das fábricas.

Também nesta quarta, os metalúrgicos realizam assembleia para definir os detalhes de uma carreata marcada para o dia 12. A programação prevê concentração a partir de 7h e saída às 8h. Uma nova reunião com a Ford também é prevista pelos sindicalistas ainda nesta semana.

Conforme antecipou a coluna Painel S.A., a Ford assinou acordo com o Procon-SP para garantir o fornecimento de peças de reposição e assistência técnica.

Em nota, a montadora confirmou que está convocando os empregados de Taubaté e Camaçari para o trabalho, e que mantém as negociações.

“A empresa informa que as liminares recentemente deferidas não criam nenhum entrave para que isso possa ser feito.”

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas