Siga a folha

Descrição de chapéu Folhajus Ásia

Índia anuncia lei para proibir criptomoedas

País planeja criar marco para moeda digital controlada por seu banco central

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Nova Déli | AFP

O governo da Índia apresentará uma lei para proibir as criptomoedas privadas e criar um marco para uma moeda digital controlada pelo banco central, anunciou o Parlamento nesta terça-feira (23).

A lei propõe "buscar proibir todas as criptomoedas privadas na Índia", um anúncio feito depois que o primeiro-ministro Narendra Modi apresentou na segunda-feira essas moedas virtuais como um risco para os jovens se caírem nas "mãos erradas".

Em setembro, a China proibiu as transações com criptomoedas.

Logos das criptomoedas Bitcoin, Ether, Litecoin e Monero em caixa eletrônico em Zurique - Arnd Wiegmann - 25.jun.2021/Reuters

Na Índia, o mercado das moedas virtuais disparou após a decisão do Tribunal Supremo de revogar uma proibição parecida em abril de 2020, com uma progressão de mais de 600% nos últimos 12 meses, segundo o gabinete especializado Chainalysis.

Estima-se que entre 15 milhões e 100 milhões de pessoas possuem criptomoedas no país, que tem 1,3 bilhão de habitantes.

O banco central indiano anunciou em junho que trabalhava para introduzir sua própria moeda virtual a partir do final do ano, enquanto manifestava sua preocupação com as plataformas privadas, como o bitcoin, ethereum e outras.

A lei, que deve ser apresentada ao Parlamento a partir da semana que vem, permitirá exceções, como promover a tecnologia subjacente "blockchain", informou a nota do Parlamento, sem fornecer mais detalhes.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas