Siga a folha

Bolsonaro anuncia IPI zero para barco a vela e diz que medida pode gerar emprego

Presidente também anunciou incentivo para importação de moto aquática e diz que busca estimular turismo no Brasil

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que editou portaria para zerar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na importação de barcos a vela e motos aquáticas, argumentando que a medida geraria emprego e impulsionaria o turismo no Brasil.

"Deixo claro que esse imposto de importação, o IPI, quando você zera, tem um motivo para isso, você não precisa apresentar uma fonte alternativa para aquilo", disse Bolsonaro em live na quinta (23).

"Agora, deixo claro que cada barco a vela no Brasil, que alguém pode achar que é uma tremenda futilidade, né, mas tem suas utilidades para lazer, competições etc., cada barco a vela emprega em média duas pessoas", afirmou

Presidente Jair Bolsonaro passeia de moto aquática - Reprodução/vídeo

Ele afirmou que a Europa tem 7 milhões de barcos a vela e "14 milhões de empregos aproximadamente". "Aqui, com toda certeza, isso vai acontecer", disse.

Sobre a alíquota zerada para para importação de motos aquáticas, afirmou que a intenção é "o turismo no Brasil".

"Porque a gente está tentando aqui uma maneira de desregulamentar mais ainda, facilitar mais ainda a carteira de habilitação de jet ski [moto aquática], para que seja acessível a todos", disse.

E disse não haver dificuldade em dirigir o veículo. "Em dez minutos é mais do que o suficiente, ou até menos, para você aprender", disse.

Para Bolsonaro, com a desburocratização, desregulamentação e facilitação para carteira de habilitação para a moto aquática, vai haver um "turismo de jet ski no Brasil funcionando." "Uma coisa fantástica que vai ajudar o turismo também", disse.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas