Siga a folha

Descrição de chapéu Fórum Econômico Mundial

Fórum Econômico Mundial será realizado em Davos em maio

Encontro presencial acontecerá entre 22 a 26 de maio

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Fórum Econômico Mundial tem uma nova data: será de 22 a 26 de maio em Davos, na Suíça. O encontro, realizado tradicionalmente em janeiro, estava programado para ocorrer dos dias 17 a 21 de janeiro, mas foi suspenso em razão do avanço da variante ômicron —sessões virtuais ocorrem ao longo desta semana.

O primeiro encontro presencial do fórum desde o início da pandemia será sob o tema "Trabalhando juntos, restaurando a confiança".

Logo do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suiça - Denis Balibouse - 24.jan.2018/Reuters

"Após todos os encontros virtuais dos últimos dois anos, líderes da política, dos negócios e da sociedade civil devem se reunir pessoalmente de novo. Nós precisamos estabelecer a atmosfera de confiança que é verdadeiramente necessária para acelerar ações colaborativas e enfrentar os múltiplos desafios que encaramos", afirmou Klaus Schwab, fundador e presidente-executivo do fórum.

O último encontro presencial do fórum foi em janeiro de 2020, meses antes de países do mundo inteiro estabelecerem políticas de distanciamento social para controlar a pandemia do coronavírus.

No final de dezembro, a reunião presencial foi adiada pela terceira vez. O evento de maio de 2021 foi cancelado devido às "circunstâncias trágicas que se desenrolam em todas as geografias", segundo comunicado da época. Seria a primeira reunião fora da Europa, em Singapura.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não participou dos encontros virtuais —o último em que esteve foi o presencial, de 2020.

Nesta sexta-feira (21), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em painel virtual do fórum que todos os programas adotados pelo Brasil para enfrentar os efeitos da pandemia foram bem-sucedidos.

"Estamos prontos para decolar de novo. Todos os nossos programas [para lidar com a pandemia] foram bem-sucedidos, o de preservação de empregos, as linhas de crédito, as transferências diretas de renda. E estamos prontos para vacinar em massa, enquanto vocês continuarem produzindo vacinas e a gente as produza aqui", disse.​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas