Siga a folha

Descrição de chapéu Aeroin forças armadas

Embraer e FAB chegam a acordo sobre compra de cargueiro militar

Após crise inédita, número de unidades adquiridas pelas Forças Armadas foi reduzido de 28 para 22

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Carlos Ferreira
Aeroin

A Embraer infirmou nesta quarta-feira (9) que chegou a um acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB) em relação à discussão contratual da encomenda do cargueiro militar KC-390.

O acordo encerra uma crise inédita que se instaurou após a FAB decidir, em novembro, que cortaria unilateralmente a quantidade de unidades adquiridas de 28 para 15. A Embraer chegou a dizer que estudaria "medidas legais" acerca do caso.

Voo de qualificação para reabastecimento em voo com dois KC-390 da Embraer - Divulgação/Embraer - 1.abr.2021

O acordo firmado prevê uma redução do total de aeronaves a serem adquiridas pela FAB para 22 unidades, com entregas até 2034.

A aeronave é a maior aposta no setor de defesa da Embraer, e uma compra governamental inicial robusta é necessária para alavancar sua exposição no mercado externo —o KC-390 já foi comprado por Portugal e Hungria, membros da Otan (clube militar ocidental), e está ofertado a outros países.

A aeronave é capaz de realizar diversas missões, incluindo apoio humanitário, evacuação aeromédica, busca e salvamento, capacidade de transporte e lançamento de carga e tropas, além de reabastecimento em voo.

O cargueiro vem sendo utilizado em missões humanitárias da FAB tanto no Brasil, no combate à pandemia de Covid-19, quanto no exterior, em apoio a desastres no Líbano e no Haiti.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas