Siga a folha

Descrição de chapéu internet

Orkut voltou? Fundador diz que constrói 'algo novo'

'Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir', afirmou

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Desativado desde 2014 o site do Orkut passou a exibir uma mensagem nos últimos dias que levou o retorno da nostálgica rede social a ser um dos temas mais comentados do Twitter. O homônimo fundador disse estar "construindo algo novo" e avisou: "Vejo você em breve!"

A rede de comunidades sem um feed de conteúdo, como a maioria das atuais, foi criada em 2004 pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten e desativada dez anos depois. Ela alcançou grande sucesso no Brasil, até que o Facebook invadiu os computadores brasileiros por volta de 2011.

O texto do fundador, disponível em inglês e português, passa pela sua história e cutuca pontos polêmicos das redes que desbancaram a sua invenção.

"Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos", afirma, em uma referência ao modelo do Facebook e do Instagram, por exemplo.

"Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula", afirma. "E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!"

Página de login da antiga rede social Orkut - Orkut/Divulgação

​O ex-engenheiro de software da Google ainda não se manifestou em suas outras redes sociais sobre a mensagem.

A possível volta do Orkut rendeu piadas pela internet.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas