Siga a folha

Descrição de chapéu inflação juros

BCE anuncia reunião excepcional nesta quarta-feira (15)

Conselho vai discutir as condições atuais do mercado

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

AFP

O BCE (Banco Central Europeu) realizará uma reunião excepcional nesta quarta-feira (15), uma semana depois de anunciar um aperto da política monetária para combater a inflação, acompanhado de um aumento do gap nos custos de empréstimos entre os estados da zona do euro.

"O Conselho do BCE realizará uma reunião na quarta-feira para discutir as condições atuais do mercado", disse uma porta-voz do BCE à AFP.

A porta-voz não especificou a agenda da reunião surpresa, em Frankfurt.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, durante coletiva de imprensa na quinta-feira (9) - John Thys - 9.jun.2022/AFP

Na semana passada, o BCE anunciou que um ciclo de elevação das taxas de juros para combater a inflação começaria em julho e que uma nova série de altas de juros começaria em setembro.

Ess mudança de política monetária é acompanhada pelo risco de fragmentação do mercado de dívida soberana da Zona Euro, o que faria com que os estados europeus contraíssem empréstimos a níveis muito diferentes, penalizando os considerados mais frágeis.

A reação no mercado foi imediata e as yields da dívida italiana começaram a subir, aumentando o "spread" (diferencial) com o Bund alemão.

Funcionários do BCE já insistiram que estão prontos para intervir urgentemente se o risco de fragmentação do mercado de dívida soberana aumentar, mas muitos observadores lamentaram a falta de uma solução concreta da instituição.

"Não vamos tolerar mudanças nas condições de financiamento que vão além de fatores fundamentais nos países da zona do euro que fariam com que seus custos de empréstimos disparassem", disse Isabel Schnabel, membro do conselho do BCE, em discurso na terça-feira (14) à noite em Paris.

"Não há dúvida de que, quando necessário, podemos e vamos implantar novos instrumentos para garantir a transmissão da política monetária e, portanto, nosso mandato fundamental que é garantir a estabilidade de preços", acrescentou.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas