Siga a folha

Descrição de chapéu Aeroin

Mais novo Boeing 747 do mundo pousa no Brasil na 1ª operação; veja vídeo

O avião chegou a aeroporto de São Paulo apenas dois dias após sair da fábrica

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Murilo Basseto
Aeroin

O mais recente Boeing 747 a ser produzido passou pelo Brasil neste sábado (4). O primeiro dos quatro últimos Jumbos a serem produzidos na história da aviação, entregue à Atlas Air, havia partido em 2 de junho da fábrica, em Everett (EUA), direto para a Ásia.

Segundo a Atlas, este avião da variante 747-8F (cargueiro) já estava contratado, antes mesmo de sua entrega, para operar para a chinesa Cainiao em seus envios de encomendas da China para a América do Sul.

Portanto, a ida para a Ásia já parecia indicar que o novíssimo jato não demoraria a passar pelo Brasil. E, de fato, a perspectiva se confirmou.

B747 Atlas Air pousou no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos em seu primeiro voo comercial. - Reprodução

A primeira operação do Jumbo Jet recém-produzido foi exatamente a rota de Hong Kong para Guarulhos, com paradas intermediárias em Anchorage e Miami, ambas nos Estados Unidos.

Conforme o vídeo abaixo, captado e publicado pelo canal "Oxigênio Aéreo", parceiro do Aeroin no YouTube, o Boeing 747-8F de matrícula N860GT chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo apenas dois dias após sair da fábrica, pousando pela pista 09L às 16h30 de sábado (4) de junho, segundo dados da plataforma RadarBox.

Na gravação acima, além do pouso do imponente e icônico quadrijato, nota-se também que ele ganhou o adesivo comemorativo dos 30 anos da Atlas Air, já que a empresa foi fundada em 1992.

Após chegar ao Brasil, o Jumbo permaneceu no solo durante cerca de três horas e então partiu para Santiago, no Chile, no último trecho da longa operação do voo GTI-8228, iniciado em Hong Kong.

A primeira operação do avião foi a rota de Hong Kong para Guarulhos, onde pousou neste sábado (4). - Reprodução

A Atlas Air é a maior operadora de aviões Boeing 747 no mundo, com 46 unidades divididas entre os modelos 747-400 (41 jatos) e 747-8 (5 jatos). Os três últimos 747-8F que estão sendo produzidos pela Boeing são todos da companhia.

Erramos: o texto foi alterado

O Boeing 747-8F de matrícula N860GT pousou na pista 09L, e não na 09R, como afirmava versão anterior deste texto, já corrigido.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas