Siga a folha

Descrição de chapéu Aeroin

Veja quais aeroportos do Brasil ficaram entre os mais pontuais do mundo em julho

Ranking é elaborado mensalmente pela Official Aviation Guide

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Murilo Basseto
Aeroin

O ranking de pontualidade de julho da OAG (Official Aviation Guide), instituição especializada na coleta de dados de mais de 1.200 aeroportos em todo o mundo, tem quatro brasileiros entre os 20 melhores do mundo.

O relatório do desempenho pontual da aviação mundial é produzido mensalmente e é baseado nos horários reais do portão de embarque. São considerados pontuais os voos que partem até 15 minutos após o horário previsto.

O aeroporto de Londrina (PR) conquistou a 11ª posição, o brasileiro mais bem colocado, com 96,0% das partidas consideradas pontuais. O de Petrolina (PE) alcançou a 13ª colocação, registrando 95,5% de pontualidade.

Movimento no terminal 3 do aeroporto internacional de Guarulhos - Eduardo Anizelli/Folhapress

Em seguida, o aeroporto de Juazeiro do Norte (CE) alcançou a 19ª colocação com 94,6%. Por fim, o de Montes Claros (MG), ocupando a 20ª posição, com os mesmos 94,6%.

O aeroporto mais pontual do mundo, segundo o ranking, é o de Matsumoto, no Japão, com 98,9% de pontualidade.

Os aeroportos brasileiros também ganharam destaque no World Airport Awards 2022, da Skytrax, que mapeia os melhores aeroportos do mundo.

Três brasileiros integram as dez primeiras colocações entre os terminais da América do Sul: Aeroporto de Guarulhos (5ª), Galeão, no Rio de Janeiro (7ª) e Congonhas, em São Paulo (10ª). A votação para escolha é feita pelos próprios clientes dos aeroportos.

Ainda de acordo com o prêmio, o Brasil também se destacou na América do Sul no quesito "a melhor equipe de aeroporto", que reconhece o serviço de funcionários em posições de linha de frente, como aqueles que trabalham nos balcões de ajuda, informações e lojas. A relação inclui os aeroportos Galeão (6ª) e Guarulhos (7ª).

Já na categoria "aeroportos mais limpos" da região em 2022, o Brasil emplacou três nas dez primeiras colocações: Galeão (6ª), Guarulhos (7ª) e o de Recife, na capital pernambucana (10ª).

Com informações do Ministério do Turismo

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas