Siga a folha

Descrição de chapéu tecnologia

Zoox, da Amazon, testa táxi-robô em via pública com funcionários como passageiros

Teste fez parte do lançamento de um serviço de transporte gratuito para funcionários da empresa

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

San Francisco | Reuters

A unidade de veículos autônomos da Amazon, Zoox, disse nesta segunda-feira (13) que testou com sucesso um táxi-robô com funcionários como passageiros em uma via pública em um movimento para aproximá-lo do serviço comercial para o público em geral.

O teste de 11 de fevereiro, realizado entre dois prédios da Zoox a 1,6 quilômetro de distância em sua sede em Foster City, Califórnia, fez parte do lançamento de um serviço de transporte gratuito para funcionários que também ajudará a empresa a refinar sua tecnologia.

"Colocar o veículo em uma via pública aberta e validar nossa abordagem para todos os diferentes requisitos, incluindo regulamentares, é um grande passo e não o teríamos feito a menos que internamente já estivéssemos olhando o início da operação do negócio", disse o presidente-executivo, Aicha Evans, a jornalistas em teleconferência.

O táxo-robô da Amazon em fábrica da companhia em Freemont, Califórnia, nos Estados Unidos - Carlos Barria - 19.jul.2022/Reuters

Evans se recusou a fornecer um cronograma para o lançamento comercial, que precisará de autorizações adicionais do governo.

O táxi-robô da Zoox —construído como um veículo totalmente autônomo a partir do zero, em vez de adaptar carros existentes para direção autônoma— vem sem volante ou pedais e tem espaço para quatro passageiros, com dois de frente para os outros dois.

A Amazon, que vem se expandindo agressivamente para a tecnologia de direção autônoma, comprou a Zoox por US$ 1,3 bilhão em 2020.

O chefe de tecnologia da Zoox, Jesse Levinson, disse que a empresa tem sido prudente em relação ao seu crescimento, mas ainda está no caminho de atingir 2.500 funcionários em 2023, contra pouco menos de 2.000 no início deste ano.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas