Siga a folha

Descrição de chapéu Folhainvest Banco Central

Galípolo vai pacificar pauta do Banco Central, diz Tebet

Ministra do Planejamento e Orçamento afirmou que economista é experiente

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Victor Borges
Reuters

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta segunda-feira (8) que Gabriel Galípolo foi uma "boa escolha" para assumir a diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), ressaltando que o economista é experiente e poderá "pacificar" a discussão em torno da política monetária.

O BC, e particularmente Roberto Campos Neto, presidente da autarquia, tem sido alvo de críticas ferrenhas do presidente Luiz Inácio da Silva (PT), que defende uma redução da taxa básica de juros, atualmente em 13,75%.

"Vai contribuir muito, primeiro, para pacificar essa pauta. Acho que já deu o que tinha que dar em matéria de politização", disse Tebet a jornalistas.

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, durante coletiva de imprensa no Ministério - Gabriela Biló - 17.abr.2023/Folhapress

Galípolo foi anunciado nesta segunda pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a política monetária do Banco Central. O servidor Ailton Aquino dos Santos foi apontado para assumir a diretoria de fiscalização da autarquia.

Antes de serem nomeados, os indicados pelo presidente da República para a diretoria do Banco Central devem ser aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e pelo plenário da Casa.

A indicação se dá em meio a insatisfação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, pelo patamar atual da taxa básica de juros, Selic.

A escolha deixa aberta a possibilidade de Galípolo futuramente assumir o lugar do atual presidente da autarquia, cujo mandato acaba em dezembro do ano que vem.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas