Siga a folha

Descrição de chapéu Banco Central tecnologia

Câmara instala CPI das pirâmides financeiras mirando mercado de criptomoedas

Grupo vai investigar fraudes com moeda digital que teriam sido cometidas por 11 empresas, segundo CVM

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Reuters

A Câmara instalou nesta terça-feira (13) uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que tem o objetivo de investigar esquemas de pirâmides financeiras com uso de criptomoedas, informou a Agência Câmara de Notícias.

A CPI pretende apurar fraudes com moeda digital que teriam sido cometidas por 11 empresas, segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Ainda de acordo com a Agência Câmara, essas empresas teriam divulgado informações falsas sobre projetos e promessas de rentabilidade alta ou garantida para atrair as vítimas e sustentar o esquema de pirâmide.

Criptomoeda - Gabriel Cabral - 27.fev.23/Folhapress

A CPI terá 120 dias para realizar seu trabalhos, informa a agência, prazo que poderá ser prorrogado por mais 60 dias, se essa for a vontade de 1/3 dos deputados.

O autor do requerimento de criação da CPI, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), foi eleito presidente do colegiado durante a instalação nesta terça.

"Esta CPI não tem a intenção de sufocar o desenvolvimento do mercado de criptoativos ou criar um ambiente hostil para inovações tecnológicas", explicou Ribeiro, segundo a Agência Câmara de Notícias.

"Pelo contrário: buscamos fomentar um ambiente seguro e saudável, onde o potencial das criptomoedas possa ser explorado ao mesmo tempo que protegemos os investidores e evitamos que criminosos se beneficiem das oportunidades oferecidas pelo setor."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas