Siga a folha

Descrição de chapéu carros

Ranking Folha Mauá: picapes Rampage e Titano dividem melhores resultados em consumo de diesel

Em desempenho, Volkswagen Amarok ocupa as primeiras colocações

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A versão turbodiesel da picape RAM Rampage (170 cv) foi a mais econômica na estrada. A opção testada, Laramie (R$ 265.990), tem tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas.

No uso urbano, a melhor marca foi alcançada pela Fiat Titano Ranch (R$ 259.990), que tem motor 2.2 com 180 cv de potência.

Picape Rampage na versão Laramie, com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv - Divulgação

A Volkswagen Amarok Highline (R$ 328.990) passou pelo teste pouco antes de mudar o visual, e seu motor V6 de 258 cv garantiu o primeiro lugar em todas as provas de desempenho.

COMO SÃO FEITOS OS TESTES

Para aferir o desempenho dos carros, o Instituto Mauá de Tecnologia utiliza o V-Box, equipamento que usa sinal de GPS. Os testes de aceleração e retomada são feitos na pista da empresa ZF, em Limeira (interior de São Paulo).

A etapa que verifica o consumo na cidade tem 27 km. Para simular um percurso rodoviário a 90 km/h, os pilotos de teste dirigem por 31 km.

Ambos os trajetos ficam em São Caetano do Sul (ABC), onde está a sede do instituto. Se o carro for flex, são feitas duas medições: uma com etanol, outra com gasolina.

O consumo de modelos elétricos é medido por meio do carregador instalado no IMT. O teste calcula o gasto para rodar 100 km nos modos urbano e rodoviário.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas