Siga a folha

Em programa, rainha Elizabeth 2ª diz que peso de coroa quebraria pescoço

Crédito: Leslie Priest - 2.jun.1953/Associated Press A rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Philip acenam do palácio de Buckingham após sua coroação, em 1953

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A rainha Elizabeth 2ª revelou os segredos de fazer um discurso enquanto carrega na cabeça uma pesada coroa em novo documentário sobre sua coroação, em 1953, e as joias da coroa.

Entre as revelações do programa da BBC, que vai ao ar no domingo (14), está a de que, durante a Segunda Guerra, as joias da coroa foram escondidas em uma lata de biscoito enterrada no castelo de Windsor. Embora se soubesse que as joias tinham sido enviadas ao castelo a 32 km de Londres, detalhes nunca haviam sido discutidos.

A rainha também fala dos desafios de ser uma chefe de Estado. Ela brinca sobre não conseguir olhar para baixo quando está usando a Coroa Imperial do Estado, que pesa cerca de 1,3 kg. A coroa é usada por ela nos discursos das sessões de abertura do parlamento.

"Não se pode olhar para baixo para ler o discurso, tenho que subir o texto. Porque, se eu assim o fizesse, o pescoço se quebraria", diz a rainha em trecho do programa. "Então há algumas desvantagens nas coroas, mas elas são algo importante".

Crédito: Suzanne Plunkett-27.mai.2015/AFP A rainha Elizabeth 2ª usando a Coroa Imperial do Estado na abertura do parlamento em 2015

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas