Siga a folha

Presidente francês diz não ter 'plano B' para acordo nuclear iraniano

Macron afirmou ainda que EUA devem permanecer no pacto enquanto não houver opção melhor

Presidente francês, Emmanuel Macron, faz alerta a Irã sobre acordo nuclear - Benoit Tessier/Reuters

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Reuters

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse em entrevista ao canal Fox News neste domingo (22) que não tem "plano B" para o acordo nuclear iraniano e que os Estados Unidos devem permanecer no acordo enquanto não houver uma opção melhor.

Macron ainda afirmou que Estados Unidos, França e outros aliados terão um papel "muito importante" para desempenhar na reconstrução da Síria após o término da guerra. Ele alertou que o Irã, que tem sido o principal aliado do presidente sírio, Bashar al-Assad, invadirá a Síria se os países partirem muito cedo.

No sábado (21), o presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse que está pronto para tomar reações "esperadas e inesperadas" caso os Estados Unidos se retirem do acordo internacional.

"Nossa organização de energia atômica está totalmente preparada... para ações que são esperadas e ações que eles não esperam", afirmou Rouhani, em discurso realizado na televisão estatal, referindo-se à decisão de Trump de deixar o acordo no próximo mês.

O acordo feito entre Irã, Estados Unidos e cinco outros países impõe travas ao programa nuclear iraniano em troca de alívio nas sanções internacionais.

Trump disse que o acordo foi um dos piores já negociados. Em janeiro, o presidente norte-americano deu um ultimato a Reino Unido, França e Alemanha, dizendo que eles precisam concordar em ajustar o que os EUA veem como falhas na negociação, ou ele se recusaria a estender os fundamentais cortes de sanções realizados até então.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas