Siga a folha

Terremoto atinge Indonésia, causa tsunami e deixa ao menos um morto

Autoridades dizem que número de vítimas deve crescer; casas desabaram na região

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Jacarta | Reuters e Associated Press

Uma sequência de dois terremotos atingiu a ilha de Sulawesi, na Indonesia, nesta sexta-feira (28), destruindo casas, deixando ao menos uma pessoa morta e causando um tsunami na região. 

O maior dos tremores teve magnitude 7,5 e ocorreu a uma profundidade de 10 km, com epicentro a 35 km da cidade de Dongalla.

Ele causou um tsunami com ondas de até dois metros que atingiram a cidade de Palu. Segundo as autoridades, não há previsão de novas ondas gigantes.

"O terremoto e o tsunami causaram várias mortes. Informações iniciais dão conta de que vítimas morreram quando um prédio veio abaixo", disse o porta-voz da agência de resposta a desastres do país, Sutopo Purwo Nugroho, que afirmou que os impactos dos tremores e do tsunami ainda estão sendo calculados.   

Não há informações exatas ainda da destruição causada na região —cerca de 600 mil pessoas vivem em Palu e Dongalla, as mais atingidas. 

"A situação é caótica, as pessoas estão correndo nas ruas e os edifícios desmoronaram. Há um navio levado até a terra" disse Dwikorita Karnawati, da agência de meteorologia do país.   

Shopping na cidade de Palu, na ilha de Sulawesi, que desabou após o tremor - BNPB/AFP

Pouco antes, um tremor de magnitude 6,1 já tinha atingido a mesma região.

As autoridades afirmaram que além de um morto já confirmado, dez pessoas ficaram feridas e que a comunicação com a ilha, onde moram 14 milhões de pessoas, foi interrompida. 

"O [segundo] terremoto foi muito forte, esperamos mais destruição e mais vítimas",  afirmou em Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de combate a desastres naturais da Indonésia.

“Nossa estimativa inicial, baseada na experiência, é que ele causou destruição generalizada”, disse ele. “Nós aconselhamos as pessoas a permanecerem nas áreas seguras, longe de prédios danificados”, completou.

A Indonésia costuma sofrer com terremotos e um tremor de magnitude 9,1 em 2004 próximo da costa do país causou o tsunami que deixou mais de 220 mil mortos na região.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas