Siga a folha

Governo Trump conta com interlocução militar do Brasil na Venezuela

Auxiliares do presidente americano dizem que tema será abordado no encontro com Bolsonaro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington

O governo do presidente Donald Trump conta com a interlocução dos militares brasileiros na Venezuela para auxiliar na crise que assola aquele país.

Segundo um funcionário do alto escalão da Casa Branca, o presidente americano acredita que militares brasileiros têm boa relação com seus pares venezuelanos e isso poderia ser, nas suas palavras, uma mensagem poderosa --a Venezuela é o verdadeiro assunto de interesse de Trump no encontro com o presidente Jair Bolsonaro, nesta terça-feira (19) em Washington.

O funcionário do governo americano afirmou que vê os militares brasileiros como interlocutores importantes, reforçando que a Venezuela será um dos assuntos da visita.

Ainda de acordo com esse auxiliar, Washington e Brasília compartilham o apoio a Juan Guaidó, líder da oposição ao ditador Nicolás Maduro e reconhecido como presidente interino por mais de 50 países (incluindo Brasil e EUA), e têm acompanhado o que, na sua avaliação, é a violência e o sofrimento do povo venezuelano.

Trump já deu sinais de que não descarta uma intervenção na Venezuela e gostaria de sondar Bolsonaro sobre um possível apoio à medida.

O governo brasileiro, por sua vez, não concorda com essa posição e a ala militar do Planalto afirma que nem mesmo um pedido direto do presidente americano a Bolsonaro vai fazer a postura mudar —o Brasil quer se ater às questões de ajuda humanitária na fronteira, mas pode anunciar mais sanções a Venezuela, por exemplo.

A Casa Branca espera que o encontro entre Trump e Bolsonaro avance nesse assunto, mas deixa claro que não haverá resultados quanto a acordos comerciais mais concretos. O governo americano ressalta que essa visita será uma oportunidade para melhorar a relação econômica entre os dois países.

O Brasil trabalha até o último minuto para que os EUA anunciem apoio formal à sua entrada na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mas o governo americano se divide sobre o assunto.

Um integrante da Casa Branca diz que os EUA veem de maneira positiva os esforços do Brasil para se adequar à OCDE e que vão fazer de tudo para ajudar o país com seu objetivo.

A expectativa do Planalto é que Trump anuncie apoio após um pedido direto feito por Bolsonaro durante a reunião.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas