Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus Governo Trump

Por causa do coronavírus, Trump cancela cúpula do G7 marcada para junho

Encontro sera substituído por uma reunião por videoconferência entre os líderes

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington | Reuters

Por causa da atual pandemia de coronavírus, o presidente dos EUA, Donald Trump, vai cancelar o encontro programado para junho com os líderes do G7, que iria ocorrer em território americano.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (19) pela Casa Branca à agência Reuters.

O presidente dos EUA, Donald Trump, participa de videoconferência com governadores para debater a pandemia de coronavírus - Evan Vucci/Reuters

O G7 reúne sete das principais economias do planeta ---Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, com a União Europeia como convidada.

Os líderes desses países fazem um encontro de cúpula anual e em 2020 ele aconteceria em Camp David, a residência oficial de campo do presidente americano, de 10 a 12 de junho.

Com o cancelamento, Trump irá fazer uma reunião por teleconferência com os líderes dos outros países na data marcada, como já foi feito no início da semana para debater a resposta dos governos à pandemia de coronavírus.

Segundo a Casa Branca, a ideia é que essa reunião virtual se repita também em abril e maio, em datas ainda a serem definidas.

Assessor econômico de Trump e responsável por ajudar na organização do evento, Larry Kudlow foi o encarregado de avisar os outros países sobre a decisão americana.

“Para permitir que cada país concentre todos os seus recursos na resposta aos desafios econômicos e de saúde da Covid-19, e sob a direção do presidente Trump, o diretor do Conselho Econômico Nacional e a representante dos EUA para o G7 2020, Larry Kudlow, informou seus colegas que a cúpula de líderes do G7 que os EUA deveriam sediar em junho em Camp David agora será realizada por videoconferência", diz a nota da Casa Branca enviada para a Reuters.

Washington considera que a mudança é parte do esforços de combater do vírus. Trump também entrou em conflito com os países europeus após proibir voos para o continente sem avisar os aliados do outro lado do Atlântico.,

Os países participantes normalmente enviam grandes delegações com seus líderes e assessores para as reuniões do G7, que também costumam ser acompanhadas por muitos jornalistas.

O plano inicial de Trump era que o encontro tivesse como foco os temas econômicos, deixando de lado assuntos como o aquecimento global, que geralmente faz parte da agenda das reuniões.

A cúpula já tinha sido alvo de polêmica porque o presidente americano inicialmente queria sediar o evento em um de seus resorts, na Flórida. Após críticas de que isso o beneficiaria financeiramente, ele mudou de ideia e transferiu o encontro para Camp David, que fica no estado de Maryland.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas