Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições EUA 2020

Biden afirma que só perde eleições se houver 'trapaça' nos EUA

Candidato democrata declara temer roubo na votação, mas diz que aceitará resultado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Trevor Hunnicutt
Erie (EUA) | Reuters

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, afirmou neste sábado (10) que "o único jeito" de ele perder a eleição para o republicano Donald Trump será por meio de "trapaça". Depois completou que aceitará os resultados da votação, marcada para 3 de novembro.

Em um evento de campanha no estado da Pensilvânia, Biden incentivou potenciais eleitores a votarem, dizendo: "Vocês precisam votar, porque o único jeito de nós perdermos esta eleição é se houver trapaça nos locais de votação".

O candidato democrata à Presidência, Joe Biden, durante evento de campanha no sindicato dos encanadores na cidade de Erie, na Pensilvânia - Kevin Lamarque/Reuters

Biden mencionou as tentativas de Trump de desencorajar a votação, ao questionar a segurança dos votos pelo correio e ao incitar republicanos a agirem como observadores em locais de votação, potencialmente intimidando eleitores.

Sempre que questionado, Trump se negou a dizer que aceitará o resultado das eleições.

Antes de deixar a Pensilvânia, Biden disse a repórteres que suas declarações haviam sido "tiradas um pouco do contexto" e acrescentou: "Eu vou aceitar o resultado desta eleição, ponto final".

O democrata afirmou anteriormente que sua maior preocupação era Trump tentar "roubar" a eleição. Sua campanha contratou centenas de advogados e voluntários para evitar o caos no dia da votação.

Já a campanha de Trump acusou Biden de mentir e de alimentar o medo. Especialistas eleitorais estão tensos com o processo eleitoral devido ao caos e as contestações legais que ocorreram durante as primárias democratas, em meio à pandemia de Covid-19.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas