Siga a folha

Descrição de chapéu Coronavírus

Impacto econômico da pandemia fecha pub de 450 anos em Oxford

The Lamb and Flag acumula perdas desde o início do crise sanitária

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Oxford | Reuters

Um pub histórico no centro de Oxford, na Inglaterra, que recebeu estudantes, acadêmicos e grandes nomes da literatura por mais de 450 anos, vai fechar as portas no fim de janeiro devido ao impacto econômico da Covid-19.

The Lamb and Flag (o cordeiro e a bandeira), que já foi frequentado por J.R.R. Tolkien (1892-1973), autor de “O Senhor dos Anéis”, e também por C.S. Lewis (1898-1963), que escreveu “As Crônicas de Nárnia”, acumulou perdas desde o início da pandemia.

O pub foi inaugurado em 1566, mas foi transferido em 1613 para sua localização atual em St. Giles, uma avenida no centro da cidade. O estabelecimento é propriedade do St. John's College, uma das 45 faculdades que compõem a Universidade de Oxford.

“Os números comerciais dos últimos 12 meses mostram que o pub não é financeiramente viável”, disse Steve Elston, vice-tesoureiro do St. John’s, em um comunicado nesta segunda-feira (25), anunciando que o local será fechado em 31 de janeiro.

Fachada do pub The Lamb and Flag, em Oxford, que vai fechar as portas no fim de janeiro após perdas econômicas devido à pandemia - Eddie Keogh - 25.jan.2021/Reuters

A vida universitária foi severamente interrompida durante a crise sanitária. O país passou por restrições para conter a disseminação do vírus durante a maior parte de março, abril, maio e junho do ano passado, voltou a reforçar as medidas em novembro, e agora passa pelo seu terceiro bloqueio nacional.

Ao anunciar o novo confinamento, em um pronunciamento em 4 de janeiro, o premiê Boris Johnson disse que ao menos nas seis semanas seguintes as pessoas só poderiam sair de casa para compras essenciais, trabalhar quando não houver alternativa de fazê-lo remotamente, fazer exercícios, ir ao médico ou escapar de violência.

Desde 1997, o St. John’s College usa os lucros gerados pelo pub para financiar bolsas de estudo para alunos de pós-graduação. O vice-tesoureiro disse que aqueles que recebem as bolsas de estudo não serão afetados pelo fechamento do pub e que a faculdade financiará diretamente futuras bolsas.

Dave Richardson, da filial de Oxford da Camra (Campaign for Real Ale), que defende as cervejas inglesas tradicionais, disse que o Lamb and Flag era um dos pubs mais tradicionais da cidade e seria uma tragédia vê-lo desaparecer.

“Não tem TV, não tem jukebox, não tem música. É um lugar onde as pessoas vêm para conversar, para desfrutar do ambiente tradicional e histórico. Gerações de pessoas têm feito isso, estudantes, habitantes da cidade, pessoas de longe ”, disse ele.

Desde o começo da pandemia, já morreram mais de 98 mil pessoas no Reino Unido, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Nas últimas 24 horas, houve mais 611 óbitos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas