Siga a folha

Descrição de chapéu

Navegador sobrevive 16 horas em bolha de ar de barco virado no Atlântico

Francês de 62 anos enviou pedido de socorro e bateu no casco da embarcação para avisar à equipe de resgate que estava lá dentro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Malu Cursino
BBC NEWS

Um navegador francês de 62 anos sobreviveu por 16 horas no mar dentro de um barco virado graças a uma bolha de ar.

A embarcação de 12 metros, que partiu de Lisboa, em Portugal, enviou um pedido de socorro na noite de segunda-feira (1°) do oceano Atlântico.

Embarcação que partiu de Lisboa - 2.ago.22/Reuters

A Guarda Costeira espanhola encontrou o barco virado, mas o mar estava agitado demais para resgatá-lo —e o navegador teve que esperar até a manhã seguinte. A sobrevivência dele estava "à beira do impossível", de acordo com mergulhadores da guarda costeira.

O pedido de socorro foi enviado às 20h23 (horário local) de segunda-feira, a 22,5 quilômetros das ilhas Sisargas, perto da região da Galícia, no noroeste da Espanha.

Um barco de resgate transportando cinco mergulhadores e três helicópteros partiu para encontrar e resgatar o navegador, que ainda não foi identificado.

Um mergulhador foi içado até o casco do navio para procurar sinais de vida, e o homem respondeu batendo lá de dentro. O mar estava agitado, e o sol havia se posto, então a equipe de resgate prendeu balões de flutuação ao barco para impedir que ele afundasse e esperou até a manhã seguinte.

Homem foi levado de helicóptero para hospital após ser resgatado - 2.ago.22/Reuters

No dia seguinte, dois mergulhadores nadaram sob o barco para ajudar o francês a sair —ele estava usando um traje de sobrevivência de neoprene e submerso na água até os joelhos. O homem pulou então na água gelada e nadou sob o barco em direção à superfície do mar.

No Twitter, a Sociedade Marítima de Segurança e Resgate da Espanha escreveu: "Cada vida salva é nossa maior recompensa".

Vicente Cobelo, membro da equipe de operações especiais da guarda costeira espanhola, disse que o navegador entrou na água "por iniciativa própria". Mas acrescentou que os mergulhadores ajudaram a retirá-lo, pois era difícil para ele tirar o traje de sobrevivência.

Ele foi transportado de helicóptero pela equipe de resgate e rapidamente levado ao hospital para fazer exames.

Equipe espanhola de Resgate Marítimo salvou francês - 2.ago.22/Reuters

Este texto foi publicado originalmente aqui


Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas