Siga a folha

Descrição de chapéu Estados Unidos

Aeronave militar dos EUA cai no mar próximo ao Japão

Horas após acidente, Guarda Costeira do país asiático revisou o número de pessoas a bordo de 8 para 6

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Tóquio | Reuters e AFP

Uma aeronave militar V-22 Osprey dos Estados Unidos caiu no oceano no oeste do Japão nesta quarta-feira (29) com seis pessoas a bordo e provocou pelo menos uma morte, informou a Guarda Costeira japonesa.

Inicialmente, a instituição havia afirmado que havia oito pessoas no avião, mas posteriormente revisou o número para baixo. A Força de Autodefesa do país asiático e pescadores locais também participam das operações de busca de possíveis sobreviventes.

Aeronave V-22 Osprey, mesmo tipo da que caiu nos arredores do Japão - Charly Triballeau/AFP

Uma das vítimas foi encontrada no mar, inconsciente e em parada cardiorrespiratória, e sua morte foi confirmada após transferência para um hospital, segundo afirmou à agência de notícias AFP uma pessoa com informações sobre o assunto.

À mesma agência, o líder de uma associação de pesca local disse que pescadores encontraram três pessoas no mar, mas não deram detalhes sobre o estado de saúde delas. O porta-voz do governo japonês, Hirokazu Matsuno, disse estar confirmando a dimensão do acidente com o objetivo principal de "salvar vidas".

A queda ocorreu por volta das 14h47, no horário local. Testemunhas disseram que, enquanto perdia altitude, a aeronave parecia estar com o motor esquerdo em chamas, segundo a emissora japonesa MBC. O avião havia saído da base americana de Iwakuni, perto de Hiroshima (oeste do Japão), e seguia para a base militar de Okinawa, no extremo sudoeste do arquipélago.

O veículo, chamado de Bell-Boeing V-22 Osprey, combina as funções de helicóptero e avião e pode decolar e pousar verticalmente. O modelo é operado pelos fuzileiros navais dos Estados Unidos, pela Marinha dos Estados Unidos e pelas Forças de Autodefesa do Japão.

Produzido em conjunto pela fabricante de aviões americana Boeing e pela empresa especializada em helicópteros Bell, o avião acumula polêmicas devido aos vários acidentes fatais que aconteceram desde o início de sua operação, em 1989.

No final de agosto, por exemplo, um Osprey dos Estados Unidos caiu na costa norte da Austrália enquanto transportava tropas durante um exercício militar de rotina, matando três fuzileiros navais americanos. Em dezembro de 2016, outra aeronave do mesmo modelo caiu no oceano, ao lado da ilha de Okinawa, no sul do Japão, levando a uma suspensão temporária das operações do modelo pelas forças militares americanas.

No Japão, a implantação do Osprey é controversa —críticos dizem que a aeronave híbrida é propensa a acidentes. As forças militares dos Estados Unidos e do Japão, por sua vez, afirmam que o veículo é seguro.

Erramos: o texto foi alterado

A aeronave militar levava seis pessoas, não oito, como versão anterior deste texto afirmava com base em declarações da Guarda Costeira do Japão.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas