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Descrição de chapéu internet Datafolha

Marketplace aposta em novos segmentos e em redes sociais para engajar público

Vencedor em vendas pela internet, Mercado Livre ampliou portfólio de beleza e viu vendas crescerem durante reality

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São Paulo

As vendas do ecommerce brasileiro cresceram 1,6% e atingiram R$ 262,7 bilhões em 2022, ante R$ 258,5 bilhões em 2021, segundo dados do relatório Webshoppers 47, da consultoria NielsenIQ Ebit. No mesmo período, a alta na quantidade de pedidos foi de 7,9%, mas houve redução de 7,5% no ticket médio.

Líder no ranking de pedidos, a categoria de perfumaria e cosméticos foi o segundo maior impulsionador do aumento na quantidade de encomendas, com 22,5% de crescimento no indicador, atrás apenas de alimentos e bebidas (82,8%).

Centro de distribuição do Mercado Livre em Cajamar (SP) - Karime Xavier - 25.mai.2022/Folhapress

O Mercado Livre, vencedor da pesquisa Datafolha pela segunda vez consecutiva, incluiu 513 novas marcas no marketplace em 2022, principalmente nos setores de moda e beleza, com a entrada de nomes como Shiseido, Vichy e Océane. Para 40% dos paulistanos entrevistados, a empresa oferece o melhor serviço de vendas pela internet.

Ao todo, a plataforma dispõe de cerca de 10 milhões de produtos, entre os itens de grandes marcas e os de pequenos empreendedores.

Para agregar novidades, a empresa monitora as categorias que têm sido mais buscadas e avalia a necessidade de expandir a oferta, diz Thaís Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre no Brasil e na América Latina.

Uma ação de marketing recente foi o patrocínio do reality show Big Brother Brasil. Além de propor dinâmicas para os participantes, a empresa visava engajar o público —ao mesmo tempo em que uma das provas do líder reproduzia a logística de entrega, cupons promocionais foram liberados nas redes sociais.

"Em tudo que fizemos no BBB, buscamos oferecer uma experiência para o consumidor. A primeira ação foi uma festa na piscina para os brothers, e no dia seguinte fizemos a festa no Piscinão de Ramos. Na festa em que levamos o Pedro Sampaio, tinha um ônibus balada passando pelos principais pontos de São Paulo."

Após a festa na piscina, o interesse por boias em formato de flamingo, um dos itens que compunham o cenário, cresceu 233% na plataforma. Já durante o show de Pedro Sampaio, o GMV (sigla em inglês para valor total de produtos vendidos) do Mercado Livre cresceu em média 100% —além disso, diz Nicolau, o estoque da jaqueta dourada que o DJ vestiu na festa foi esgotado em dois dias.

Para que essas inserções tragam retorno, é preciso combinar com a operação logística, a fim de evitar problemas causados pela procura em massa, diz Vinícius Picanço, professor de operações e sustentabilidade do Insper.

"É essencial garantir que há estoque, que a tecnologia funciona e que as entregas vão acontecer. Caso contrário, a exposição passa a ser negativa, porque vão tentar comprar e não vão conseguir."


MERCADO LIVRE
40%
das menções
Fundação
1999
Unidades
Presente em 18 países
Funcionários
39 mil na América Latina, sendo 15 mil no Brasil
Faturamento
US$ 10,5 bilhões de receita líquida total (no Brasil, US$ 5,6 bilhões)
Crescimento
49% na receita líquida total, e 44,6% na receita do Brasil

Este resultado é fruto de 23 anos do trabalho de uma marca que nasceu digital e sempre pensou em como oferecer o melhor ecossistema possível e em como criar as melhores experiências tanto para os consumidores quanto para os vendedores

Thaís Nicolau

diretora de branding do Mercado Livre no Brasil e na América Latina

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