Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute estratégia de movimento contra fake news que pressiona anunciantes; ouça

No Twitter, perfil Sleeping Giants pede a corporações a retirada de publicidade de páginas de desinformação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Criada na semana passada, a conta Sleeping Giants Brasil faz posts diários pressionando a empresas brasileiras que têm anúncios publicados em sites apontados como de notícias falsas. O movimento foi criado nos Estados Unidos em 2016 com o intuito de chamar a atenção de empresas para o financiamento de sites de extrema direita.

A estratégia do movimento, tocado por pessoas anônimas, é desidratar economicamente páginas de desinformação retirando anúncios. O caso lança luz ao modelo publicitário de empresas como o Google, que automatiza a publicidade.

O Café da Manhã discute essa nova estratégia contra notícias falsas e analisa, de forma geral, o combate à desinformação com Francisco Brito Cruz, doutor em direito pela USP e diretor do Internet Lab, um centro de pesquisa em direito e tecnologia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Renan Sukevicius. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas