Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Quem quer me executar não trabalha de 8h às 17h, diz Talíria Petrone; ouça podcast

Episódio discute violência política com deputada que é alvo de ameaças de morte

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) - Pedro Ladeira/Folhapress

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Nesta terça-feira (8), completam-se mil dias do assassinato de Marielle Franco em uma emboscada no Rio de Janeiro. A vereadora se tornou um símbolo da violência política que acontece no Brasil.

De acordo com um levantamento do professor Pablo Nunes, coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, pelo menos 80 políticos foram mortos no país entre janeiro e novembro deste ano.

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), que era amiga de Marielle, foi forçada a se mudar do Rio de Janeiro por causa de ameaças de morte que tem recebido. Ela tem andado com escolta da Polícia Legislativa e carro blindado.

"O governo do estado [do Rio de Janeiro] chegou a dizer que é possível me proteger, mas em atividades oficiais. Não faz sentido. Aqueles que querem me executar não trabalham de 8h às 17h, não esperam necessariamente eu estar no meu exercício parlamentar para cometer esse crime", diz ela.

No Café da Manhã desta segunda (7), ela fala sobre as ameaças, o histórico de violência política no Brasil, a morte de Marielle e a ameaça da expansão das milícias no Rio de Janeiro.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Jéssica Maes, com produção de Andressa Motter, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas