Siga a folha

O que esperar do inquérito que investiga Bolsonaro por suspeita de prevaricação; ouça podcast

Procuradoria-Geral da República pediu abertura de apuração depois de ser pressionada pelo STF

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro virou formalmente alvo de uma nova investigação. Na sexta-feira (2), a ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a abertura de um inquérito para apurar se Bolsonaro cometeu o crime de prevaricação ao ignorar denúncias de irregularidades nas negociações para compra da vacina indiana Covaxin.

A suspeita só pode ser investigada pela Procuradoria-Geral da República, chefiada por Augusto Aras. Cobrada pelo STF, a PGR a princípio resistiu e disse que preferiria esperar o fim da CPI da Covid para decidir se abriria um inquérito ou não.

Mas Rosa Weber, que é relatora do caso no Supremo, determinou que a Procuradoria se manifestasse --dizendo que não cabe ao Ministério Público o papel de espectador das ações dos Poderes da República. Só depois disso a PGR pediu a abertura do inquérito.

No episódio desta terça-feira (6), o Café da Manhã ouve a jornalista Camila Mattoso, editora da coluna Painel. Ela explica os passos dessa nova investigação, discute o que esperar dela e analisa os impactos políticos de mais um inquérito envolvendo o presidente.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores. A produção é de Angela Boldrini, Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas