Café da Manhã publica áudios inéditos de revendedor que acusa governo de pedir propina; ouça podcast

Representante da Davati Medical Supply contou à repórter Constança Rezende que diretor pediu US$ 1 por dose de vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um happy hour em Brasília no dia 25 de fevereiro com um funcionário do Ministério da Saúde terminou com um pedido de propina milionário, segundo um representante de uma empresa de venda de vacinas.

O Café da Manhã traz nesta quinta-feira (1) o áudio inédito de Luiz Paulo Dominguetti Pereira afirmando à repórter Constança Rezende que o governo Jair Bolsonaro tentou obter suborno em negociação para compra de imunizantes contra a Covid-19.

O podcast também ouve a repórter, que explica os indícios que corroboram o depoimento de Dominguetti e os próximos passos da investigação sobre o caso.

A Folha revelou que, segundo Dominguetti, o diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, queria cobrar US$ 1 por dose em troca de fechar contrato para a compra de 200 milhões de doses de AstraZeneca.

Apesar dos registros em email, o dono da Davati Medical Supply, Herman Cardenas, negou que tenha havido negociação com o governo brasileiro, mas diz que apresentou um orçamento, que não foi aceito.

A CPI da Covid no Senado decidiu convocar Dominguetti, Dias e o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), apontado como o responsável pela indicação do funcionário da Saúde para o cargo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian. A produção é de Angela Boldrini, Juliana Deodoro, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.