Siga a folha

Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast debate como os algoritmos censuram artistas nas redes sociais

Profissionais da cultura comentam impacto das restrições de nudez nas plataformas em áreas como música e artes visuais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O filme mais recente de Pedro Almodóvar, "Madres Paralelas", teve seu cartaz automaticamente excluído do Instagram quando começou a ser divulgado no mês passado.

Isso porque ele é formado por uma fotografia de uma gota de leite escorrendo de um mamilo, e foi acusado de desrespeitar as condições de uso da plataforma, que proíbe justamente imagens de mamilos femininos.

O caso fez com que os fãs do cineasta espanhol se voltassem para o debate sobre a censura que as redes sociais impõem aos seus usuários, principalmente a artistas que trabalham com nudez.

O cartaz de 'Madres Paralelas', de Pedro Almodóvar, que foi censurado pelo Instagram - El Deseo/Divulgação

No caso do diretor espanhol, a decisão do Instagram foi revertida e a plataforma ainda veio a público pedir desculpas. Mas nem sempre esta é a regra —e uma série de artistas que usam a plataforma para trabalhar com artes visuais, teatro e música permanecem com suas contas e obras excluídas por tempo indefinido.

Nesta semana, o Expresso Ilustrada fala sobre trabalhos que foram proibidos nas redes sociais, qual o impacto das restrições nas carreiras de artista e sobre como isso atinge outras personalidades conhecidas por um grande público, como Anitta, Luísa Sonza e Pabllo Vittar.

Para isso, participam do episódio o jornalista Pedro Martins, que escreveu reportagem sobre o tema na Ilustríssima, e os artistas visuais Élle de Bernardini e Francisco Hurtz.

"O algoritmo entende de história da arte e consegue diferenciar que aquela vagina gigante de 'A Origem do Mundo', de Courbet, é um quadro do século 19, e não pornografia? Não. Obras como esta e a minha estão sendo julgadas de maneira leviana e superficial", diz Élle de Bernardini.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada, podcast de cultura da Folha, discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natália Silva, e o roteiro é de Lucas Brêda e Carolina Moraes, que também apresentam o episódio.​

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas