Siga a folha

Podcast: Os mitos e os símbolos da Independência do Brasil; ouça

Historiadora fala das contradições e dos outros protagonistas envolvidos no marco histórico

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo (SP)

O bicentenário da Independência do Brasil reuniu novos olhares e perspectivas sobre esse momento da história do país. São relatos contraditórios sobre heróis, outros protagonistas e batalhas ocorridas em diversos pontos do mapa.

Enquanto isso, atos são convocados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para o 7 de Setembro como tentativa de demonstração de força a semanas da eleição. Nesta movimentação, ele faz uso de símbolos patrióticos relacionados ao marco histórico do país.

O Café da Manhã desta quarta-feira (7) trata dos mitos que cercam o Dia da Independência e discute como os símbolos relacionados a ele são usados nos dias de hoje. O episódio tem entrevista com a historiadora Isabel Lustosa, autora de uma das biografias sobre Dom Pedro I.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas