Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Podcast: Meu Inconsciente Coletivo debate Parasita e consciência de classe

Episódio leva personagens de filme coreano e a fantasia da ascensão social para o divã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O episódio desta sexta-feira (2) de Meu Inconsciente Coletivo discute os desafios da ascensão social a partir do filme "Parasita". Na quinta temporada do podcast as questões analisadas são apresentadas por grandes séries e filmes.

Neste episódio, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi conversa com o psicanalista e professor Rafael Alves Lima sobre as relações de desconfiança e de parasitagem que surgem da desigualdade de poder.

Ouça o episódio:

"Ao mesmo tempo em que você pertence e aquilo te é familiar, você nunca pertence por completo. Você sempre habita um lugar com uma experiência de estranheza junto. Quando eu falo dessa coisa dos signos de pertencimento de classe –e o filme expressa bastante isso–, é essa ideia de: o que é preciso aprender, que gramática é preciso habitar, para ser reconhecido como um deles?", diz Rafael.

Também participam da temporada os psicanalistas Rodrigo Alencar, Clarice Pimentel Paulon, Maíra Marcondes Moreira, Marielle Kellermann Barbosa, Renally Xavier, João Haddad e Fabiane Secches.

Personagens de "Girls", "Euphoria", "Fleabag", "Cenas de um Casamento" e "A Amiga Genial" também estão no divã da quinta temporada do Meu Inconsciente Coletivo.

Os novos episódios do podcast são publicados as sextas, às 8h. As quatro primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos principais aplicativos. Elas tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.