Siga a folha

Descrição de chapéu Expresso Ilustrada Moda

Podcast discute o impacto de homens de saia e vestido na indústria da moda

Expresso Ilustrada comenta onda de estilo andrógino, marcada por nomes como Lil Nas X e Harry Styles

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Os cantores Lil Nas X e Harry Styles fazem parte de um movimento fashion que marcou a última Semana de Moda de Londres, o de homens que usam saias e os vestidos.

Assim como os artistas, vários modelos do evento desfilaram com esse tipo de roupa, culturalmente associado ao guarda-roupa feminino. Estilistas como Simone Rocha, Molly Goddar, Stefan Cooke e Harris Reed exibiram coleções que desafiam as normas de gênero.

No TikTok, a hashtag #BoysInDresses –meninos de vestido em português– ultrapassa 90 milhões de visualizações e a #BoysInSkirts –ou meninos de saia– tem mais 225 milhões.

Mas se por um lado o movimento vai na contramão de estereótipos, por outro, pode reafirmá-los a depender da maneira como as peças são vendidas no mercado.

Há quem venda, por exemplo, vestidos sob o rótulo de masculino —o que é lido por alguns como contradição, já que o nome do produto estipula o gênero de quem deve comprá-lo.

Ao mesmo tempo, os estilistas que não separam roupas em feminino e masculino enfrentam problemas técnicos, já que a anatomia de homens e mulheres é diferente.

Nesta semana, o Expresso Ilustrada discute por que tantos homens estão desafiando as normas de gênero na moda e qual o impacto disso para a indústria.

Harry Styles veste saia em capa da revista Vogue de dezembro de 2020 - Reprodução

Para isso, o episódio ouve o estilista Jay Boggo, que vende peças em varejo e sob medida sem distinção de gênero, e a figurinista e escritora Carolina Casarin.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som é de Raphael Concli. A apresentação é de Marina Lourenço e Carolina Moraes, que assinam o roteiro.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

Logo do podcast Expresso Ilustrada

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas