Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Podcast: as ameaças de Bolsonaro de ampliar vagas do STF para controlar a corte

Presidente tem dado sinais de que, se reeleito, pode mexer na composição da corte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio a uma relação marcada por ameaças e ataques, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu sinais de que pode tentar usar um eventual segundo mandato para alterar a composição do STF (Supremo Tribunal Federal) e ampliar o número de ministros, criando uma maioria favorável ao governo.

O presidente mencionou a possibilidade em uma entrevista na semana passada, e o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador pelo Rio Grande do Sul, sinalizou apoio à ideia. O plano tem sido comparado a manobras feitas por governos autoritários para controlar o Judiciário em países como Venezuela, Hungria e Polônia.

No episódio desta terça-feira (11), o Café da Manhã conversa com o professor de direito da USP e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes sobre a possibilidade de Bolsonaro aumentar o número de cadeiras no STF e sobre os riscos que essa proposta pode representar para a democracia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.