Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2018

Apenas 9% sabem quem é o governador de São Paulo

Márcio França (PSB) assumiu o estado após saída de Geraldo Alckmin

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Apenas 9% dos eleitores paulistas respondem corretamente que Márcio França (PSB) é o atual governador de São Paulo. Nove em cada dez moradores do estado citam os nomes de outros políticos ou não sabem dizer quem assumiu o cargo após a saída de Geraldo Alckmin (PSDB).

Levantamento do Datafolha mostra que a maioria da população desconhece França, que foi vice-governador por três anos e três meses, se tornou titular em 6 de abril e disputará a reeleição.

A pesquisa realizada na semana passada perguntou aos entrevistados quem é o governador de São Paulo, sem apresentar opções.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin transmite o cargo para Márcio França - Divulgação / Governo do Estado de São Paulo

No total, 82% dos paulistas não souberam responder. Além dos 9% que citaram França, 3% mencionaram João Doria (PSDB) –ex-prefeito de São Paulo, que também disputará a eleição estadual.

Além disso, 2% dos eleitores responderam Bruno Covas (tucano que assumiu a prefeitura da capital) ou Covas (possível referência ao ex-governador Mário Covas); 1% disse o nome do presidente Michel Temer; e 3% mencionaram outros políticos.

Na capital, mais eleitores souberam identificar França como governador. Foram 13%, contra 8% no interior do estado. O índice é maior entre os paulistas com curso superior (18%) e mais baixo no segmento que completou só o ensino fundamental (4%).

Os números de França são similares aos de Cláudio Lembo e Alberto Goldman –vice-governadores que assumiram o cargo após renúncias dos titulares. Nenhum dos dois, porém, disputou a reeleição.

Em 2006, quando Alckmin deixou o governo, 9% dos eleitores citavam o nome de Lembo (então no PFL). Quatro anos depois, 8% dos entrevistados apontavam o tucano Goldman como substituto de José Serra (PSDB).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas