Siga a folha

Descrição de chapéu Lava Jato

Simule os possíveis destinos de Lula com os julgamentos que ele tem pela frente

A depender do que decidir a Justiça, Lula ir para a cadeia ou voltar a se candidatar

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Neso início do mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que um réu condenado deve aguardar o fim dos recursos judiciais (quando ocorre o trânsito em julgado) em liberdade. Até então, a corte autorizava a prisão após condenação em segunda instância.

O resultado interessa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que estava preso em Curitiba desde abril do ano passado. Com a mudança, a Justiça decretou sua soltura, e ele deixou a cadeia.

Nesta quarta (27), o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) condenou o ex-presidente Lula por acusação de corrupção e lavagem de dinheiro relativas a reformas no sítio que ele frequentou em Atibaia (SP). Contudo, essa condenação pode vir a ser anulada em cortes superiores graças a novo entendimento do Supremo sobre questões processuais. 

O petista também deve enfrentar mais um julgamento de peso. A Segunda Turma do Supremo avalia se o ex-juiz Sergio Moro conduziu o processo do tríplex de Guarujá (SP) de maneira parcial

Se os ministros decidirem nesse sentido, a condenação que levou o ex-presidente à cadeia pode ser anulada e retornar para a primeira instância em Curitiba. Ainda não há data para o julgamento.

O desfecho de todas essas questões deve definir o futuro do ex-presidente, abarcando ainda a possibilidade de ele se livrar da Lei da Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de quem foi tem condenação em segunda instância.

Abaixo, simule a situação de Lula com base nos julgamentos que ele tem pela frente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas